domingo, 7 de julho de 2013

Rescaldo 6ª etapa Up and Down - Caramulo

Boas tardes, então cá estou eu com novidades fresquinhas...ou melhor...nem por isso...são novidades mesmo a escaldar, derivado do tempo quente que se faz sentir um pouco por todo o lado.
Ora bem...então e voltando á questão da temperatura...e que não me deixou dormir em condições na noite anterior á prova, lá acordei eu por volta das 6:30 da manhã...
Arrumar a tralha toda e enfiar tudo no carro e comer uma "BELO" pequeno-almoço saí de viseu á hora prevista...07:30.
Daí até ao Caramulo sempre a aviar cartucho.
Cheguei e fui fazer a inscrição e comecei a fazer um pequeno aquecimento, mas não sei o que se estava a passar...se era sono..ou se falta de vontade de andar...mas o que é verdade, é que as pernas não se estavam a comportar como deviam...mas pronto...
Para aproveitar e visto que andava a aquecer e ainda faltava um pouco pra começar encontrei umas das ultimas subidas antes de terminar a prova (cerca de 2kms...). Meti por lá e fui investigar...bem...para terminar aquela prova que já de si ia ser bastante dura, deparei com uma parede com bastante terra solta, e que depois terminava em descida por uns single-tracks. Deu para ficar a conhecer..
Então, inicio da prova lá fui eu para a Box 2 e consegui arrancar mais ou menos colocando-me talvez dentro dos 30 primeiros atletas, mas ía a custar muito, pois o ritmo imposto pelo pessoal da frente era mt grande.
Bem começamos a descer passados 3 ou 4 kms, e ía eu nas minhas sete quintas sempre a esgaçar por ali abaixo, quando me saltou o cantil, e inda por cima era o maior cantil que tinha mais liquido. Pensei um bocado, e parei e voltei atrás a tentar encontrar o cantil, mas como estava  vir em grande velocidade, não dei conta onde ele tinha ido parar...bem...nesse momento, fui passado por 50.000 atletas!!! (mentira...foram praí uns 30 :P ).
Bem, encontrei o cantil e voltei de novo á bicicleta e á descida. No meio de tando participante, eu lá ía avisando a uns e a outros que ía passar, e lá fui eu indo, sempre a descer como eu gosto (ou seja...sem as mãos nos travões), mas sempre sem impedir o andamento dos outros. Posso dizer que não tive problemas alguns com o pessoal. O civismo chegou ao btt e é bonito de se ver. Eu pedia para passar e o pessoal lá dava um jeitinho. Tudo muito na descontração.
Bem posso dizer que em termos de prova, já era de esperar o que apanhamos..ou seja...muita pedra e subidas duras..
Ao nosso lado corria um rio, que me dava vontade de me atirar lá para dentro visto o calor que fazia...
Bem, também devido ao calor escusado será dizer que parei em todos os pontos de água para me hidratar e encher os cantis...Obrigado á organização por conseguir colocar vários pontos de água pelo percurso da prova. Foi um ponto muito importante, e que não foi descurado! Obrigado!
Voltando á prova, lá seguia eu, na minha...andando quando dava e empalhando garrafões quando as pernas já não respondiam, vim até ao Caramulinho a penar, visto á dureza e ao sol quente que teimava em não ajudar muito.
Na descida consegui colocar-me numa boa posição onde tinha o percurso quase que por minha conta,e foi sempre a abrir!
Depois de sair do alcatrão vem aquela parte do percurso que eu já tinha ido fazer o reconhecimento no inicio da prova, e o meu espanto, de apanhar ali cerca de 4 / 5 participantes desmontados...Bem, não fiz mais nada...como já conhecia aquela parte e já não faltava muito para o fim...decidi arriscar e tentar passar aquele grupo, e dei o meu ultimo sprint, tendo conseguido colocar-me na frente deles, depois para a descida final, que correu mt bem..
Bem...cheguei á meta num modesto 27º lugar, que apesar de não ser um resultado de campeão, deixou-me contente, pois consegui bater um dos meus objectivos, que era terminar dentro dos 30 primeiros.
Correu bem, apesar das circunstancias e dos acontecimentos. Mais azar tiveram bastantes colegas e meus conhecidos, que, ou furaram, ou danificaram material...(e espero que ninguém se tenha magoado...) São sempre situações de corrida tristes, mas que fazem parte do nosso desporto.
Em modo geral penso que a organização esteve de parabéns, quer pela marcação do percurso, da sinalização (apesar de haver lá um ou dois sitios que devia ter marcação de perigo, e não tinha...), dos abastecimentos, e do pessoal que ía dando sempre indicações nos cortes.
Obrigado também á disponibilidade dos elementos que estavam a distribuir as águas,e ao apoio que uma pessoa acaba por ir recebendo durante a prova.

Só tenho uma reclamação a fazer:

Amigo Tiago Ferreira...as minhas gomas?! Fui bem enganadinho!!! (eheh...um abraço!)


Fora isso...obrigado INATEL por mais uma prova.
Até á próxima que é já dia 27/07. 

Etapa: Caramulo
Data: 07-07-2013
 
Dorsal: 103       
Nome: José Oliveira
Equipa: BTT Viseu
Escalão: Masters 30
Percurso: Meia Maratona
 
Hora Partida: 09:22:24.48
Hora Chegada: 11:39:36.13
Tempo: 02:17:11.65
 
Classificação na Etapa: 
Geral: 27 ( 116 pontos )
Escalão: 11 ( 175 pontos )
Equipas:  17 ( 116 pontos )
 
Classificação no Campeonato: 
Geral: 28 ( 620 pontos )
Escalão: 10 ( 975 pontos )
Equipas: 12 ( 882 pontos )

4 comentários:

NunoBento disse...

Faltou água nos últimos 10 kms (a partir da subida para o Caramulinho) qd passávamos pelo cimo da montanha e em pleno descampado.
Mas o trabalho da organização tb não era fácil sob 40+°C ..
Cmpts!

Unknown disse...

Boas tardes amigo Nuno Bento.
Realmente podia haver ali mais um ponto de água, mas se calhar fazia mais sentido na maratona, e não propriamente na meia maratona, porque ali já era a descer, e a prova terminava nos 6 km's mais á frente.
Mas claro que a água naquele dia era sempre bem vinda.

Cumprimentos

Pedro Oliveira disse...

Bom dia José! Onde foste desencantar a foto? Não tenho "recuerdos" dessa prova...

Unknown disse...

Boas amigo Pedro Oliveira.
Esta foto foi de Seia.. :)