domingo, 24 de junho de 2012

Rescaldo 3ª prova Up and Down S. Pedro do Sul

Estou a abrir mais um novo rescaldo, desta vez relativamente á prova de S.Pedro do Sul.Então, o que se passou desta vez, e sem querer alongar muito, diz respeito á marcação do trajecto, que se apresentava muito incorrecta, no qual houve várias fitas pertencentes á prova em locais errados, o que induziu muita gente em erro...talvez mais de 50% dos atletas inscritos nesta prova.
O que não se percebe é que ao km 15, não haver nenhuma fita a indicar o caminho, e depois haver fitas dentro de um corte á esquerda, e depois essa fitas continuavam pela esquerda, e onde o caminho correcto era a descer, e sempre em frente.
É assim, se a intenção é cortar á esquerda, a marcação estava correcta! Agora se o objectivo, era seguir em frente pelo estradão, as fitas deveriam estar a seguir aos cruzamentos, ou então a seguir aos cortes que não era para cortar...Agora, deixarem, ou colocarem fitas dentro de um corte á esquerda, e depois essa fitas continuarem, por um local errado, onde depois dava a uma bifurcação que não dava a lado nenhum, é que não...
Da forma como eu me perdi, tal como cerca de 20 companheiros que ainda encontrei aí perdidos, acaba por ser doloroso, na forma como se perdem lugares na classificação geral. Porque para além da perda de lugares, acaba por ser um sacrifício maior para os atletas, e um sacrifício mental que cada um tem de enfrentar, pois para além do circuito da prova ser bastante duro (apesar do próprio circuito até ser interessante - sim, porque eu gostei do percurso, e nisso a organização está de parabéns!), temos de enfrentar a dura realidade de perder alguns 40 ou 50 lugares, surgem pensamentos do tipo..."o que é que eu ando aqui a fazer?!"..."anda uma pessoa a preparar-se e a sofrer para isto?!"..."andamos aqui á procura de marcações que ainda por cima induzem em erro...".
Epá, eu não sou nenhum campeão do mundo, mas mesmo assim e apesar de tudo, se não existissem estes erros (ao qual estamos alheios..), a prova era igual para todos, e é isso que se quer, e é para isso que uma pessoa se prepara! Claro que para toda a prova tem de haver sacrifício, e uma pessoa que gosta de btt e que sente vontade de competir (apesar de não ser o melhor) quer ver esse sacrifício bem recompensado. Quer seja o João que vai em 1º lugar, ou o Manel que vai em 1001º, querem ver que atingiram esse lugar de forma merecida, e onde todos os outros atletas tiveram as mesmas hipóteses de atingir essa posição. Agora, uma pessoa vê que esse esforço, é em vão, torna-se difícil para uma pessoa conseguir continuar a acreditar neste género de competição.
Atenção, que os erros acontecem, e há pessoas que se perdem por distracção (porque não é difícil...), mas quando, e apesar de uma pessoa ir com atenção e ver fitas que acabam por nos induzir em erro, é chato para qualquer um.
Eu, bem como muitos colegas acabamos por fazer cerca de 50km's, quando a prova tinha apenas 44,5km...
Para a próxima, tenham atenção onde colocam as fitas...
Não interpretem esta critica, como uma critica destrutiva, mas sim como um melhoramento que tem de ser tido em conta, para desafios futuros!

Cumprimentos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia
Também eu fui um dos que teve problemas com as fitas, e que me custaram alguns lugares... mas para os meus objectivos, que não são mais do que a preparção fisica, não é grave. Ao terminar a prova informei a organização e depois de alguma troca de palavras, percebi que apesar de existir alguma cupla da parte da mesma, o problema maior estava na miudagem das aldeias vizinhas que andaram a fazer das suas, pelos vistos a organização colocou as fitas, tiveram de as voltar a recolocar no dia anterior e mesmo assim no dia, ainda alguém as voltou a alterar...