segunda-feira, 29 de abril de 2013

Milenio Titan Desert 2013 - Etapa 02

O veterano italiano Marzio Deho Sprint superou outro dos favoritos da corrida, o checo Ondrej Fojtik (Xsports Cannondale), e conseguiu uma vitória brilhante em Tourza. Por sua parte, Luis Leão Pinto continua como um potencial candidato á vitória final, embora tenha perdido um minuto para o italiano devido a uma queda sem grandes consequências nos últimos km's.
Por outro lado, a má sorte tem perseguido o quatro vezes campeão da prova, Roberto Heras, que depois de perder mais de oito minutos da primeira etapa, mais uma vez hoje para dar mais de quatro minutos devido a um furo. Graças ao seu colega de equipa Marc Trayter, que deu a sua roda, permitiu que continuasse a corrida.

Deho mostrou-se extremamente feliz com a vitória, depois de ontem teve um dia azarado, com muitos problemas mecânicos e hoje salientou a dureza do palco.

"Ontem não tive muita sorte. Hoje superei a concorrência e venci uma etapa muito dura, muito montanhosa e com descidas técnicas, com muitas pedras ", disse o vencedor.O líder geral, apesar de ter oito minutos e meio de ​​vantagem sobre o segundo participante, tem sido cauteloso nas suas opiniões."Há muito ainda a percorrer e o que aconteceu hoje a Roberto (Heras), pode acontecer comigo amanhã e posso ser eu a perder tempo. Tentar correr um dia de cada vez e sempre cauteloso e tentar desfrutar de uma prova fantástica como esta ".





Nesta etapa, os corredores nacionais terminaram nas seguintes posições Luis Leão Pinto (4º), Tiago Ferreira (5º) e José Silva (8º). 
Amanhã irão enfrentar a etapa mais longa do Desert Titan, entre Tourza e Tagueromt, a 130 km's.
Boa sorte para eles! 

Fonte*(http://www.titandesert.com)

domingo, 28 de abril de 2013

Up and Down - Vouzela


Bem, não posso dizer que esta prova me tenha corrido mal, porque em primeiro lugar, não caí!! :D
Em segundo posso dizer que apesar de estar apreensivo em relaçao a esta história de contra relógio, posso dizer que até gostei...tanto do traçado do percurso, quer das marcações, quer da chegada e classificações rápidas. O Inatel demonstra uma grande capacidade de nos conseguir surpreender, e utilizando sistemas tecnológicos mais avançados e cada vez mais rápidos de processamento de dados.
O Inatel e os responsáveis por este evento estiveram de parabéns.

 
A unica coisa que não correu tão bem, foram mesmo as pernas...
Pensando eu que esta coisa até ía correr bem, já que durante a semana que passou, em voltas que dei e treinos que fiz, as coisas estavam a correr mt bem...sentia-me capaz de mais alguma coisa...mas enganei-me.. e voltei a ir para esta prova mais uma vez com dores nas pernas.. :P
Não sei se será falta de treino, ou treino a mais, ou se não sei mesmo andar de bicicleta...mas pronto...o que passou, passou...dei tudo o que tinha (e que não tinha...).

Não posso dizer que estou de parabéns por nada, pois acho que não fiz muito, mas mesmo assim, este foi o resultado:

Etapa: Vouzela
Data: 28-04-2013
 
Dorsal: 103       
Nome: José Oliveira
Equipa: BTT Viseu
Escalão: Masters 30
Percurso: Meia Maratona
 
Hora Partida: 09:45:30.23
Hora Chegada: 10:53:27.69
Tempo: 01:07:57.46
 
Classificação na Etapa: 
Geral: 28 ( 114 pontos )
Escalão: 12 ( 170 pontos )
Equipas:  12 ( 182 pontos )
 
Classificação no Campeonato: 
Geral: 28 ( 210 pontos )
Escalão: 13 ( 320 pontos )
Equipas: 17 ( 281 pontos )
 
A seguir vem lá Tarouca para mais um empeno. ATé lá!

Milenio Titan Desert 2013 - Etapa 01

Nada melhor que abrir uma prova deste calibre com uma vitória nacional.

Luis Leão Pinto, primeiro líder do Milenio Titan Desert.


O Português Luis Leão Pinto, da equipa Esteve, foi o vencedor na primeira etapa do Milenio Titan Desert, tornando-se o primeiro líder da corrida depois de uma brilhante corrida pelas montanhas de Marrocos.Pinto, que no ano passado ficou em segundo lugar na classificação geral, ganhou uma excelente vantagem de cerca de nove minutos sobre dois de seus maiores rivais: o vencedor por quatro vezes do evento, Roberto Heras e Milton Ramos.Na primeira fase, muito montanhosa, com início e término na cidade de Dades Boumalne teve duas grandes subidas como as principais dificuldades. Pinto deu um golpe de autoridade logo ao escapar e tomando uma boa vantagem. No controle de etapa nrº 1, localizada no km 40 da etapa, o Português já tinha uma vantagem de mais de cinco minutos sobre o grupo comandado por Heras.


Palavras de Luis Leão Pinto:

 "Senti-me muito bem, eu sabia que hoje era um dia muito importante.Aposte tudo hoje. Para mim começa hoje o Titan, são apenas 90 km's e ainda há muito que andar ", disse o Português, que dedicou a vitória à sua família e sua equipe.Por sua vez, Roberto Heras disse que Pinto lhe tinha retirado "tempo muito importante" nesta fase inicial, mas, no entanto, viu o lado positivo e disse que ele evoluiu bastante.



De destacar também os excelentes lugares de Tiago Ferreira e de José silva que alcançaram o 6º lugar e o 10º lugar respectivamente.

Nas mulheres, a Claudia mais rápido foi o Galícia espanhola, num momento em que ele descreveu como "muito difícil, mas muito agradável." Galiza lamentou a queda de Mercè Petit e fase subsequente e comentou que está otimista em geral.
Os 350 participantes do Desert Titan disfrutaram de um primeiro dia cheio de histórias pessoais, humanas e que vai continuar durante as seis próximas etapas da corrida.Por enquanto, o primeiro piloto a escrever o seu nome na
Milenio Titan Desert by GAES 2013 foi Luis Leao Pinto, amanhã vai vestir a camisa vermelha do líder na segunda fase desta edição, entre Boumalne Dades e Tourza, de 104,1 mil km's.

Parabéns aos nossos atletas e que continuem com estas excelentes prestações!!

Milenio Titan Desert 2013

E vem aí mais um Titan Desert. A oitava edição da Titan Desert, aquela que é considerada por muitos a mais dura prova de btt do mundo, o Dakar das bicicletas esta prestes a começar...

Este ano 380 atletas percorrem os mais de 600 quilómetros com 7000 mts D+, desde Baumalne Dades até Maaadid.



Aqueles que conseguirem ultrapassar as 6 duras etapas receberão o tão almejado jersey de finisher, para isso terão de atravessar dunas e areia onde a bicicleta tera de ser carregada as costas, rios e lagos secos onde a maior dificuldade nao sera o acumulado de subida mas a dureza do piso e o já habitual vento de frente, e ainda o calor seco e abrasador do deserto, mas sempre com o objectivo de concretizar um sonho desde os profissionais com o sonho de ganhar até aqueles que apenas pretendem superar os seus limites e para os quais a vitoria é apenas terminar.

Este ano a esquadra lusa é composta por 7 Portugueses Luis Leao Pinto, José Silva, Tiago Ferreira, Rui Dias, Nuno Calha, Nuno Margaça e Paulo Quintans.

Para o Zé, Tiago, Rui e Nuno Calha será a estreia e ansiedade é com certeza muita, o experiente Luis Leao Pinto parte com o objectivo de retirar o título ao seu ex companheiro de equipa e treinador Roberto Heras (vencedor das ultimas 3 edições), já Nuno Margaça parte para ficar no top 20 de master's, e eu este ano vou curtir e fazer a 5ª edição consecutiva!!!

Depois de conversarmos com todos e embora os objectivos de cada um sejam efectivamente distintos, todos partiremos de Baumalne Dades no próximo Domingo com a vontade de dignificar as cores da nossa bandeira.

Olhando para os restantes participantes na Titan Desert deste ano, com cerca de 22 nacionalidades e entre os quais se encontram grandes nomes do btt e do ciclismo mundial, ficamos com a certeza de que teremos uma corrida extremamente disputada da 1ª a ultima etapa e o vencedor que para muitos é uma incógnita, para mim será com certeza um dos Portugueses presentes, pela excelente forma em que se encontram o Luis, o Tiago e o José.

Bem, vou tentar deixar-vos a par das noticias dos nossos corredores.


Fonte*(http://www.freebike.pt)

sábado, 20 de abril de 2013

Volta de estrada Lamego (mais um empeno...)

 Então esta bela voltinha, começou ali no café da volvo, onde saímos por volta das 8:30 da manhã.
O percurso foi feito com o Paulo Abrantes e o Delfim Marques e resumiu-se a:

Viseu \ Castro Daire \ Lamego \ Tarouca \ Vila Nova de Paiva \ Cepões \ Viseu

A verdade é que foi uma volta bastante complicada (muito, mas mesmo muito vento!!!) e sempre com um andamento duro (pelo menos para mim que não estou habituado...), mas pronto, correu pelo melhor...com mais, ou menos dores de pernas consegui fazer o percurso todo.
Gostava de salientar, que o Paulo Abrantes e o Delfim são umas máquinas!
Obrigado pelo empeno, e para a próxima lá estaremos novamente!


Dados Estatisticos

Distância total: 151.86 km ( 94.4 mi)
Tempo total: 6:14:18
Tempo de deslocação: 5:38:55
Velocidade média: 24.34 km/h ( 15.1 mi/h)
Velocidade média de deslocação: 26.88 km/h ( 16.7 mi / h)
Velocidade máxima: 65.70 km/h ( 40.8 mi/h)
Ritmo médio: 2.46 min/km ( 4.0 min/mi)
Ritmo médio de deslocação: 2.23 min/km (3.6 min/mi)
Ritmo mais rápido: 0.91 min/km (1.5 min/mi)
Altitude máxima: 1020 m ( 3347 ft)
Altitude mínima: 382 m ( 1254 ft)
Diferença de altitude: 2298 m ( 7539 ft)
Inclinação máxima: 14 %
Inclinação mínima: -26 %